Sete dicas para fazer a mala de viagem perfeita

Sete dicas para fazer a mala de viagem perfeita

Ao viajar, deixamos algumas comodidades em casa, facilidades que nem sempre percebemos como fazem diferença em nossas vidas. Em casa, temos a nosso dispor todo o armário de roupas, todos os calçados e todos os confortos de cama e mesa. Ao fazer as malas, nem sempre nos sentimos seguros.

Se você é uma pessoa que nunca acerta o que levar na bagagem, saiba que não está sozinha. A boa notícia é que é possível planejar a mala e levar tudo o que vai precisar para se divertir, trabalhar ou ambos.

Montar estrategicamente a bagagem pode ser a diferença entre um período de férias conturbado, com inúmeros desvios e contratempos, e um bem objetivo e simplificado, com o fundamental que você precisa ao seu alcance.

Para montar a bagagem perfeita é preciso definir primeiro qual o propósito, o local geográfico e a duração da viagem. Afinal, há uma diferença muito grande entre passar dois dias em Tóquio no inverno para fechar um negócio e passar o Carnaval na Bahia com os amigos de faculdade.

Independentemente da viagem que vai fazer, deixe sempre à mão uma nécessaire com lenço umedecido, escova e pasta de dentes, hidratante, protetor solar, repelente e, para quem é mulher, absorventes íntimos. Duplique a proteção aos produtos que eventualmente podem vazar, por exemplo, usando saco plástico. A última coisa de que você precisa é transformar sua nécessaire em uma grande meleca.

1- Onde você vai se hospedar?

O modelo de hospedagem vai dizer muito sobre a mala que você precisa montar. Hotel, Airbnb, pousada, camping… existe uma infinidade de opções e cada uma delas oferece comodidades e preços diferentes. Em todos os casos, converse com o responsável sobre a necessidade de levar, entre outras coisas, toalhas, roupa de cama e cobertores.

No caso de um camping, a coisa pode ficar mais complexa, mas alguns lugares oferecem as barracas, bons banheiros e até café da manhã. Usar serviços como Airbnb pode ser interessante para quem quer aproveitar as dicas de um morador local para explorar opções fora do “mainstream” turístico.

O hotel pode parecer a opção mais tradicional, mas ele oferece uma infinidade de tipos, preços e acomodações que podem surpreender pela versatilidade de serviços e comodidades oferecidas.

2 – Clima e relevo

Tenha um aplicativo de clima ou outra maneira de se informar sobre como ficará o tempo nos dias em que estiver em viagem (seja na Finlândia ou no Equador). Depois de saber quais serão as intempéries ou calmarias que você passará durante a viagem, ficará mais fácil de definir a bagagem.

Sabendo qual é o clima, você já limitou boa parte das suas opções.

3 – Duração 

Quanto tempo vai durar sua viagem? Esse é um tópico muito importante em seu planejamento. Pense na quantidade de roupas que terá que levar e pense se sairá mais barato e prático levar menos roupas e lavá-las em algum serviço de lavanderia. Basta se informar sobre essa possibilidade usando a internet como aliada.

4 – Propósito

Já sabe qual o clima que o aguarda e separou roupas condizentes com a temperatura do local? Agora deve definir o propósito. Sua viagem é para descansar, para trabalhar ou ambos?

Sabendo disso, combine com os tópicos acima citados. Se for a trabalho em um lugar chuvoso, por exemplo, separe as roupas adequadas e mudas extras.

5 – Com quem você vai?

Uma viagem solitária implica em levar tudo, enquanto uma viagem a dois permite dividir alguns artigos e itens, compartilhando o peso e deixando as malas mais ergonômicas.

Se as crianças estão envolvidas nessa jornada, a coisa fica bem diferente. Dependendo da idade e da quantidade de pequenos, você verá as suas malas se multiplicarem. Crianças se sujam mais e, se ainda usarem fraldas, terá que reservar mais espaço para artigos de higiene.

Ao viajar com crianças, verifique o transporte e o lugar onde ficará hospedado. Muitos hotéis oferecem berços, cadeirões e diversos outros acessórios que dispensarão a viagem com esses trambolhos. Fraldas são o oposto: precisa levar um pouco mais do que imagina que usaria.

Além da nécessaire para ter à mão, pense em levar outra em caso de bebês, com uma muda extra para a criança e outra para você –você nunca sabe quando um acidente acontecerá em seu colo.

6 – Como você vai?

Uma viagem de carro normalmente possibilita carregar mais malas do que em uma moto. Em um ônibus, malas em excesso podem ser um pesadelo. Viajar de avião com muitas bagagens pode encarecer desnecessariamente a viagem.

Em viagens internacionais, muitas pessoas optam por ir de mala vazia e voltar com algumas cheias.

7 – Aparando as arestas

Depois de responder todas as questões acima, coloque tudo sobre a cama e só ponha para dentro da mala o que realmente você precisa e irá usar. Essa é a maneira mais prática de aparar as arestas e levar apenas o que você realmente vai precisar durante a viagem.

Reserva Agora ×

Reservar Agora